O currículo é mais que um cronograma das disciplinas, é ele quem viabiliza o processo de ensino aprendizagem, sua projeção define o que ensinar, para que ensinar como ensinar e as formas de avaliação, é a expressão da cultura, da escola com a sua recriação e desenvolvimento, com objetivo de mudar realidades.Conforme Moreira e Silva (1997, p. 28), “o currículo é um terreno de produção e de política cultural, no qual os materiais existentes funcionam como matéria prima de criação e recriação e, sobretudo, de contestação e transgressão”.
Prescrito é um conjunto de decisões normativas que são produzidas nos gabinetes das secretarias federais estaduais e municipais de educação, é um currículo distanciado do real pois não respeita a diversidade e não é construído pelos que fazem a escola cotidianamente, o currículo prescrito atribui à escola o papel de transmitir uma cultura com base na lógica da reprodução, um currículo igual para todos os alunos construído da forma como veio.
Currículo oculto é a representação de tudo o
que os alunos aprendem pela convivência em meio à espontaneidade e à várias
práticas, atitudes, comportamentos, gestos e percepção, que vigoram no meio
social e escolar, que inclui diversos valores (por
exemplo: religião, preconceitos de cor e de classe, regras de comportamento,
etc.) que a escola pode ensinar, mesmo sem mencioná-los em seu currículo. Oculto significa que não está
prescrito, não aparece no planejamento, embora se constitua como importante
fator na aprendizagem. O professor deve através de sua interação construir no
dia a dia, novas alternativas curriculares para a sua prática docente.
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