quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Currículo Escolar: Real, Prescrito e Oculto


O currículo é mais que um cronograma das disciplinas, é ele quem viabiliza o processo de ensino aprendizagem, sua projeção define o que ensinar, para que ensinar como ensinar e as formas de avaliação, é a expressão da cultura, da escola com a sua recriação e desenvolvimento, com objetivo de mudar realidades.Conforme Moreira e Silva (1997, p. 28), “o currículo é um terreno de produção e de política cultural, no qual os materiais existentes funcionam como matéria prima de criação e recriação e, sobretudo, de contestação e transgressão”.
O currículo escolar tem ação direta ou indireta na formação e desenvolvimento do aluno. Assim, é fácil perceber que a ideologia, cultura e poder nele configurados são determinantes no resultado educacional que se produzirá. Abordaremos então os três pilares do currículo: 

Real é o currículo idealizado pela prática do professor, ou seja, é experimentado, é a reação dos alunos dentro da sala de aula ante ao que está sendo apreendido, compreendido e retido pelos mesmos, a característica marcante deste currículo é a contextualização dos conteúdos são os moldes formais do currículo formal que tomam vida na sala de aula onde se pode repensar seus conceitos e construir competência de caráter conceitual, procedimental e atitudinal.

Prescrito é um conjunto de decisões normativas que são produzidas nos gabinetes das secretarias federais estaduais e municipais de educação, é um currículo distanciado do real pois não respeita a diversidade e não é construído pelos que fazem  a escola cotidianamente, o currículo prescrito atribui à escola o papel de transmitir uma cultura  com base na lógica da reprodução, um currículo igual para todos os alunos construído da forma como veio.

Currículo oculto é a representação de tudo o que os alunos aprendem pela convivência em meio à espontaneidade e à várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos e percepção, que vigoram no meio social e escolar, que inclui diversos valores (por exemplo: religião, preconceitos de cor e de classe, regras de comportamento, etc.) que a escola pode ensinar, mesmo sem mencioná-los em seu currículo. Oculto significa que não está prescrito, não aparece no planejamento, embora se constitua como importante fator na aprendizagem. O professor deve através de sua interação construir no dia a dia, novas alternativas curriculares para a sua prática docente.

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